Uma bênção por dias melhores

Procissão em homenagem a São Francisco de Paula percorreu ruas da cidade e deu início às festividades do aniversário de Pelotas

Ao som de buzinas e aplausos, a imagem de São Francisco de Paula percorreu as ruas de Pelotas no sábado (4) em procissão que homenageou o santo padroeiro da cidade. A passagem de São Francisco emocionou a muitos fiéis que acompanharam a atividade, que encerrou a novena em homenagem ao santo e deram início às festividades do 208º aniversário do município, celebrado amanhã, dia 7 de julho.

A procissão ocorreu à tarde. Ela partiu da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula e passou por hospitais da cidade, como forma de abençoar os enfermos. O percurso traçado pela Arquidiocese teve Clinicamp, hospital Michel Piltcher, Hospital Escola da UFPel e a Santa Casa de Misericórdia entre os destinos. Os fiéis também passaram em frente ao Cemitério Ecumênico que leva o nome do padroeiro, na avenida Duque de Caxias.

No Paço Municipal, os religiosos foram recepcionados pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), que recebeu a bênção do padre Luís Boari, pároco da Catedral. No ato, Paula lembrou a importância da união, da compaixão e da solidariedade para enfrentar o atual momento. “Que São Francisco de Paula nos livre de mais perdas e que possamos sair fortalecidos desta crise, para que recoloquemos Pelotas no caminho do desenvolvimento, com a bênção do nosso padroeiro”, pediu a prefeita, acompanhada pela assessora especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Clotilde Victória, e pelo diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura, Pedro Pedrozo.

Em frente à prefeitura, Boari lembrou que, neste ano, as homenagens ao santo precisaram ser adaptadas em função da pandemia. Esse foi o principal motivo pelo qual a organização da procissão decidiu percorrer as vias que passam pelos hospitais e também expressar gratidão e reconhecimento aos profissionais da saúde, tão importantes no momento. “São Francisco, protegei e defendei vossa cidade”, apontou o pároco.

No domingo (5) houve três missas na Catedral. A primeira, pela manhã, foi uma celebração ao aniversário da cidade e do santo padroeiro. A temática deste ano foi São Francisco: vida e esperança no contexto da pandemia. As trocas de mensagens de esperança serviram para renovar a fé de todos os presentes. E mais do que isso: reforçaram a esperança para que haja muita força e comprometimento nesta grande batalha pela vida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Intervenções na antiga sede da Smed têm início Anterior

Intervenções na antiga sede da Smed têm início

Pets sentem mais fome no inverno? Próximo

Pets sentem mais fome no inverno?

Deixe seu comentário